Os jovens atletas de Porto Seguro, da Academia Lucas Oliveira Natação, brilharam no Campeonato Baiano de Inverno 2024 com 32 pódios, incluindo 13 ouros. A competição, realizada na Piscina Olímpica de Salvador, celebrou os 71 anos da FBDA e o Dia da Natação.
Em um clima de Olimpíadas, os jovens atletas de Porto Seguro brilharam no Campeonato Baiano de Inverno 2024, conhecido como Troféu FBDA. Única equipe representante do interior da Bahia, os nadadores competiram em 59 provas e conquistaram 32 pódios: 13 medalhas de ouro, 12 de prata e 7 de bronze.
Tradição e Inovação
A competição, que celebrou os 71 anos da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e o Dia da Natação em 02 de agosto, foi realizada na Piscina Olímpica da Bahia em Salvador. Uma novidade deste ano foi a disputa na piscina de 25 metros, diferenciando-se das tradicionais competições de 50 metros do circuito baiano. Cerca de 360 atletas, tanto do masculino quanto do feminino, participaram das seis etapas realizadas entre 02 e 04 de agosto, totalizando 148 disputas nas categorias que variaram de Mirim 1 a Sênior. Dez recordes estaduais foram quebrados.
Liderança e Conquistas
O professor Lucas Oliveira, que há uma década promove a natação e o esporte em geral, comemorou os resultados. “Como idealizador deste projeto que posso chamar de sonho, me sinto muito orgulhoso e feliz com os níveis de desempenho que estamos alcançando. Hoje, nossa equipe é reconhecida e respeitada em todo o estado”, declarou Oliveira.
Além de formar atletas, Lucas se orgulha de transformar a vida dos jovens através do esporte. “Segundo relato dos familiares, ao iniciar no treinamento, muitos rapidamente mudam seus comportamentos para melhor, tanto na escola quanto em casa. Nossa meta é formar cidadãos para a vida”, relatou o professor.
Importância da Piscina Curta
Diego Albuquerque, presidente da FBDA, explicou a importância da competição ser realizada na piscina de 25 metros. “Os atletas precisam ter tempos homologados e ranqueados também nesse tipo de piscina durante o ano. Então aqui foi a única oportunidade em nosso estado de participar de uma competição oficial em piscina curta, o que dá a possibilidade de figurar bem posicionado no ranking nacional”, destacou Albuquerque.
Ele também elogiou o desempenho dos atletas baianos. “A competição foi muito boa e serviu para mostrar que os atletas baianos estão em ótima fase. Todos nadaram muito bem, e o resultado foram esses recordes quebrados. Agora, eles estão mais preparados para os desafios do segundo semestre”.
Organização e Apoio
O campeonato foi organizado pela FBDA com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), pelo projeto Circuito Baiano de Esportes Aquáticos.
Equipe de Porto Seguro
A equipe que representou Porto Seguro foi composta pelos seguintes atletas:
- Antonio Braun Guerra Machado, 12 anos – 1 Ouro e 4 Bronzes
- Giulio Graziano Berto, 16 anos – 6 Ouros e 1 Prata
- Julia Bispo Lima, 13 anos
- Kaylane Ferreira de Oliveira Cardoso, 14 anos
- Lídio Vinicius Possidonio Teixeira, 13 anos – 4 Ouros e 4 Pratas
- Lucas Kiyoshi Shimabukuro Lacerda, 11 anos – 2 Ouros e 4 Pratas
- Maria Cecilia Nunes Gonçalves, 12 anos
- Melina Calazans Almeida, 12 anos – 1 Prata
- Miguel Arcanjo Nascimento Silva, 17 anos – 2 Pratas e 3 Bronzes
Os jovens atletas de Porto Seguro não apenas trouxeram medalhas para casa, mas também reafirmaram seu compromisso com a formação de atletas e cidadãos de excelência.