Uma arara vermelha, reintroduzida pelo IBAMA, foi encontrada ferida em Arraial d’Ajuda. Resgatada pela CIPPA, está em tratamento no CETAS para reabilitação e futuro retorno à natureza.
Uma das 35 araras vermelhas reintroduzidas na natureza na semana passada, em uma ação pioneira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), foi encontrada ferida na noite deste sábado, 6, na Aldeia Velha, localizada em Arraial d’Ajuda.
O resgate foi realizado pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA), após o chamado de membros da comunidade indígena local. A ave, que apresentava uma fratura exposta em uma das asas, foi rapidamente encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). No CETAS, especialistas do IBAMA farão uma avaliação detalhada do estado do animal para determinar a gravidade do ferimento e o tratamento adequado, com o objetivo de reabilitá-la para um futuro retorno ao seu habitat natural.
O motivo do ferimento ainda é desconhecido. O episódio traz uma nota de alerta para as condições enfrentadas por esses animais recém-reintroduzidos. A iniciativa de soltura das araras vermelhas grandes, realizada na região da Costa do Descobrimento, busca reintroduzir uma espécie que foi extinta localmente entre os séculos XIX e XX, em grande parte devido à caça predatória e ao desmatamento.
Este esforço faz parte de um programa mais amplo de conservação e recuperação da fauna nativa, que visa restaurar o equilíbrio ecológico da região e preservar a biodiversidade.
Discover more from
Subscribe to get the latest posts sent to your email.